Laboratório Ary Costa

Exames

Voltar
Nome
GLICOSE
Palavra-chave
GLICOSE G GLICEMIA
Material
Urina De 24 Horas
Instruções
CONDIÇÕES
- Urina 24 horas.
COLETA
Ao levantar pela manhã ESVAZIAR a bexiga urinando no vaso sanitário. Considerar este tempo ZERO. A partir de então toda vez que for urina no recepiente fornecido pelo laboratório, sem perder nada do material, ao completar 24 horas do tempo zero, urine pela ultima vez como descrito acima e leve o frasco ao laboratório.                                                                
Comentários
A determinação da glicemia de jejum representa a forma mais prática de avaliar o status glicêmico.
Segundo a American Diabetes Association (ADA), a presença de um dos critérios a seguir, confirmado num dia subsequente, indica o diagnóstico de diabetes mellitus:
1. Sintomas de diabetes mellitus com glicemia independente do jejum maior ou igual a 200mg/dL.
2. Glicemia de jejum maior ou igual a 126mg/dL.
3. Glicemia maior que 200mg/dL duas horas após administração oral de 75g de glicose anidra (82,5g de dextrosol) dissolvida em água (teste de tolerância oral à glicose).
Pacientes com glicemia de jejum entre 100mg/dL e 125mg/dL são classificados como portadores de glicemia de jejum alterada.
A glicose pode ser dosada em soro ou plasma e sua concentração é maior em sangue arterial que em amostra venosa. Para dosagem em jejum é recomendado o intervalo de 8 horas após a última refeição. O método enzimático hexoquinase é o método de referência para determinação da glicemia em soro ou plasma.
No preparo da amostra, a separação da parte fluida (soro) dos elementos figurados (hemácias, leucócitos e outras células) deve ser feita de forma imediata, para que não haja consumo deste analito. Outra forma de se evitar este problema é a coleta do plasma em fluoreto.