Laboratório Ary Costa

Exames

Voltar
Nome
ENTAMOEBA HISTOLYTICA
Palavra-chave
Protozoários, Blastocistis hominis, Endolimax nana
Entamoeba histolytica, Entamoeba coli, Giardia lamblia
Iodamoeba bustschlii, Helmintos, Ancilostomídeos
Ascaris Lumbricoides, Protoparasitológico
Helmintos, fasciola hepatica, Hymenolepis nana, Meloidogyne sp
Necator americanus,
Taenia sp, taenia saginata, taenia solium, trichocephalus trichiura
Trichostrongulus sp.
Difilobotriase, Diphyllobothrium latum, verme do peixe cru
HPJ, EFP, LUTZ, Amebas, Concentração de fezes
Instruções
- Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Em casos de crianças utilizar coletor, se necessário.
- Evitar o uso de antiácido, laxantes e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 3 dias antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
- Defecar em vasilhame limpo e seco.
- Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (inicio, meio e fim) e colocar em frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia, sem liquido conservante, de modo que complete pelo menos meio frasco.
- Sempre que houver muco (catarro), pus ou sangue, colher esta porção para que seja analisada, informando a presença dessas substancias ao entregar o material.
- Caso seja visualizado algum parasita, coletá-lo informando o achado ao atendente no momento da entrega do material para o adequado processamento da amostra.
Comentários
Utilizado para identificação das diversas infestações parasitárias (ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários) e na triagem das infecções intestinais. A intensidade do parasitismo influi no número de formas parasitárias eliminadas. É recomendável o exame de fezes em 03 amostras colhidas em dias diferentes, pois a ausência de parasitas em uma amostra de fezes não elimina a possibilidade da presença do mesmo no organismo.