Laboratório Ary Costa

Exames

Voltar
Nome
ELETRÓLITOS NO SUOR
Palavra-chave
ELETRÓLITOS NO SUOR
Instruções
Este exame necessita ser agendado com antecedência a fim de organizarmos uma sala específica para este fim.
O paciente deve ser informado no momento da marcação do exame que este requer uma sala aquecida, e que a criança deve vir ao laboratório e trazer uma bebida quente (leite ou chá), agasalhos e/ou cobertor, a fim de facilitar o suor, e que o tempo de espera no laboratório dependerá da formação de suor.
Orientar mãe ou responsável para trazer uma muda de roupa, para trocar a criança antes de sair da sala.
Comentários
O teste de triagem no Suor para Fibrose Cística é útil na investigação da fibrose cística (mucoviscidose). E uma herança autossômica recessiva que determina deficiência da proteína responsável pelo transporte de cloro pelas células epiteliais, acarretando distúrbio da secreção exócrina. Sudorese é induzida no antebraço por iontoforese com pilocarpina, sendo o suor colhido para determinação do cloreto. Resultados falso-negativos podem ocorrer no edema, hipoproteinemia e na sudorese excessiva. Em mulheres adultas o teste sofre variações com o ciclo menstrual. Valores elevados podem ser encontrados em outras doenças: anorexia nervosa, dermatite atopica, disautonomia, colestase, deficiência de G6PD, hipogamaglobulinemia, klinefelter, mucopolissacaridose tipo 1, diabetes insipidus neurogênico, síndrome nefrotica, desnutrição, insuficiência adrenal e hipotireoidismo.
Assim, os resultados devem ser interpretados a luz da historia clinica e familiar. Em adultos a interpretação deve ser ainda mais cautelose, tendo em vista grandes variações observadas nos resultados. Eh recomendado a solicitação de novo exame para confirmação, na presença de resultados positivos e indeterminados. Para casos indeterminados e confirmação laboratorial, o diagnostico molecular (PCR para fibrose cística) encontra-se disponível.