Instruções
INSTRUÇÕES
- O paciente deverá permanecer durante as 24 horas de coleta sem ingerir ou utilizar: Álcool, fumo, refrigerantes com coca, café e chá.
- O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir os seguintes medicamentos, conforme orientação do médico : descongestionantes nasais, brocodilatadores, metildopa, tetraciclina, cloropromazina, quinidina, aspirina, dissulfiran, reserpina, piridoxina e levodopa.
- A suspensão ou não de medicamentos é critério exclusivo do médico.
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O cliente deverá manter sua rotina diária.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
Comentários
O ácido homovanílico (HVA) é o principal metabólito terminal da dopamina e encontra-se tipicamente elevado em pacientes com tumores secretores de catecolaminas (neuroblastoma, feocromocitoma e outros tumores da crista neural). Sua excreção pode ser intermitente. Tem utilidade no rastreamento de tumores secretores de catecolaminas particularmente em crianças, na monitorização terapêutica do neuroblastoma e no rastreamento de pacientes com possíveis erros inatos do metabolismo das catecolaminas, onde o HVA pode estar aumentado ou reduzido dependendo da deficiência enzimática. Cerca de 95% dos pacientes com neuroblastoma apresentam níveis elevados de HVA e/ou ácido vanilmandélico (VMA), os quais devem ser solicitados em conjunto. Níveis elevados também são encontrados no feocromocitoma, ganglioneuroblastoma, uso de L-Dopa e deficiência da dopamina beta-hidroxilase, como ocorre na Síndrome de Riley-Day. Níveis reduzidos de HVA podem sugerir deficiência da monoamino-oxidase A. Aproximadamente 20% dos pacientes com elevação do HVA não têm neuroblastoma. Concentrações podem sofrer interferências de alguns alimentos, tabaco, álcool etílico e medicamentos (descongestionantes nasais, broncodilatadores, metildopa, tetraciclina, cloropromazina, quinidina, aspirina, dissulfiram, reserpina, piridoxina e levodopa).