Laboratório Ary Costa

Exames

Voltar
Nome
ÁCIDO FÓRMICO
Palavra-chave
ÁCIDO FÓRMICO
Material
Urina Final De Jornada
Instruções
INSTRUÇÕES
- Colher urina após retenção urinária mínima de 4 horas. Lavar as mãos, fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina e coletar o jato médio em frasco próprio.
- Colher preferencialmente nas quintas-feiras 30 minutos antes do final da jornada de trabalho. Exames demissionais colher no dia em que for solicitado. Evitar a primeira jornada de trabalho da semana.   
Comentários
O ácido fórmico pode ser tóxico ao homem e ao meio ambiente e exige manipulação cuidadosa
Em contato com o ser humano, pode produto pode ser absorvido pelas vias oral, dérmica e inalatória, apresentando potencial para irritação local, e possivelmente o desenvolvimento de sintomas.
No ambiente o ácido fórmico ocorre naturalmente como produto de biotransformação de reações metabólicas nos organismos vivos. O produto é facilmente biodegradável tanto na água no solo. É prejudicial em organismos aquáticos, é nocivo para peixes e plânctons. Efeito prejudicial principalmente por alterar o pH do meio.
O ácido fórmico pode ser irritante e corrosivo para a pele e mucosas, dependendo de sua concentração. Após exposição dérmica pode ocorrer acidose metabólica. Sintomas após a ingestão aguda (50 g ou mais) podem incluir salivação, vômito sanguinolento, sensação de dormência na boca, diarreia e dores severas. Após a exposição pode ocorrer colapso circulatório, depressão do sistema nervoso central e morte. A exposição constante (ocupacional) pode causar albuminúria e hematúria.