Instruções
Realização da Coleta:
- Pode ser colhido em casa ou em qualquer unidade.
- Não realizamos coleta aos domingos e feriados.
. Instruções:
- A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material.
- Colher o material diretamente no frasco estéril.
- Não colher em preservativos, não usar lubrificantes (inclusive saliva) e não colher através de coito interrompido (relação sexual interrompida).
- Antes da coleta, urinar e higienizar as mãos e o pênis usando água e sabão, distendendo todo o prepúcio.
- Enxaguar abundantemente com água e secar o pênis cuidadosamente com toalha limpa.
. Instruções e preparo:
- Não necessita abstinência de ejaculação.
- A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco estéril.
Comentários
Importante na avaliação da calculose urinária. O citrato inibe a formação de cálculos urinários por formar complexos solúveis com cálcio. Baixas concentrações de citrato urinário são consideradas fator de risco para a formação da calculose.
Alguns distúrbios metabólicos, com reduções do pH intracelular (ex. acidose metabólica, aumento da ingestão de ácidos, hipocalemia ou hipomagnesemia) e lesões tubulares renais, estão associados às baixas concentrações. O consumo excessivo de proteína e dieta rica em sódio também são causas de hipocitratúria.
A hipocitratúria pode ocorrer de forma isolada ou associada à hipercalciúria, hiperuricosúria, hiperoxalúria e distúrbios intestinais. O citrato administrado via oral, leva a um aumento na reabsorção tubular renal de cálcio, promovendo hipocalciúria. A elevação do pH urinário, que acompanha a administração de citrato, aumenta a solubilização do ácido úrico. A suplementação de citrato reduz a taxa de formação de novos cálculos e o crescimento dos cálculos já existentes.