Laboratório Ary Costa

Exames

Voltar
Nome
TESTE DE SOBRECARGA AO CÁLCIO VIA ORAL
Palavra-chave
TESTE DE SOBRECARGA AO CALCIO VIA ORAL
Material
Soro
Instruções
- Dieta: manter dieta pobre em calcio sete dias antes do teste:
. Alimentos permitidos: cafe, cha, refrigerante, pao, bolacha agua e sal, biscoitos, gelatinas, mel, geleia, acucar, manteiga ou nata (ate duas colheres de sopa ao dia), margarina, azeite, carne, aves ou peixe na quantidade de 220 gramas ao dia, batata, canjica, macarrao, arroz, sopa de verduras, frutas, verduras, pipoca, temperos, vinagre e sal.
. Alimentos nao permitidos: bebidas achocolatadas, leite, preparados com leite, mingau de aveia, cereais integrais, leite condensado, creme de leite, maionese, mexilhoes, ostra, camarao, queijo, arroz integral, feijao, sopa de ervilhas ou feijao, brocolis, repolho, aipo, couve, vagem, alface, lentilha, quiabo, salsa, nabo, ervilha, nozes e azeitonas.


- DIA ANTERIOR AO EXAME: JANTAR OU TOMAR CAFÉ (20:00HS), TOMAR 300 ML DE ÁGUA (1 COPO GRANDE) AS 21:00HS E OUTRO COPO AS 24:00HS
- NO DIA DO EXAME: FICAR EM JEJUM, PODENDO URINAR SE NECESSÁRIO (6:00HS), TOMAR 300 ML DE ÁGUA.
- PROVIDENCIAR UM COMPRIMIDO DE "CALCIUM SANDOZ FF" PARA INGESTA DEPOIS DA PRIMEIRA COLETA (TRAZER JUNTO)

INSTRUÇÕES PARA O DIA DA COLETA (O PROCESSO DEVERÁ SER REALIZADO NO LABORATÓRIO):

1) ESVAZIAR A BEXIGA AS 8:00HS (PODE SER EM CASA)
2) COLETAR TODA A URINA ENTRE 8 E 10:00HS EM FRASCOS FORNECIDOS PELO LABORATÓRIO PARA CÁLCIO URINÁRIO E CREATININA URINÁRIA.
3) AS 9:00HS COLETAR SANGUE PARA CÁLCIO E CREATININA.
4) AS 10:00HS INGERIOR 1 GRAMA DE CÁLCIO COM 300 ML DE ÁGUA + DUAS BOLACHAS SALGADAS (ÁQUA E SAL)
5) COLHER TODA URINA ENTRE 10 E 13:00HS EM FRASCO FORNECIDO PELO LABORATÓRIO PARA CÁLCIO E CREATININA URINÁRIA.
6) ÁS 11:30HS COLHER SANGUE PARA CÁLCIO E CREATININA.
Até as 13:00 o pacietne deverá permanecer no laboratório em jejum (unica refeição permitida é as 10:00, conforme acima).
Comentários
Teste útil na diferenciação das formas de Hipercalciúria, que e encontrada em cerca de 50% dos pacientes com litíase urinaria. A Hipercalciúria absortiva (tipo I e II) decorre do aumento da absorção intestinal de cálcio e não apresenta etiologia conhecida, sendo a principal causa de Hipercalciúria. A Hipercalciúria renal e responsável por 2% dos casos de litíase, sendo causada por defeito na reabsorção tubular do cal cio. A Hipercalciúria Reabsortiga, que ocorre nos pacientes com Hiperparatireoidismo Primária, e encontrada em 5% dos casos de litíase urinaria. Este protocolo de Pak modificado permite a distinção entre Hipercalciúria Renal e Hipercalciúria Absortiva.