Instruções
Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O cliente deve manter sua rotina diaria.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica. COLETA
- Coletar toda a urina emitida em 24 horas em frascos fornecidos pelo laboratório (frascos de 2 litros cada), tendo o cuidado de evitar qualquer perda de urina na coleta.
-Em pacientes do sexo feminino é aconselhável colher o material em pequenos urinóis e transferir destes para os frascos fornecidos pelo laboratório. Durante a realização da coleta, para conservação do material, armazená-lo na geladeira.
EXEMPLO DE COLETA:
Ao levantar pela manhã ESVAZIAR a bexiga urinando no vaso sanitário, e anotar este horário;
A partir de então toda vez que urinar, deve ser no recipiente fornecido pelo laboratório, com cuidado para não perder nada do material;
Ao completar 24 horas após o início da coleta, esvazie a bexiga no frasco;
A urina deve ser mantida refrigerada durante toda a coleta;
Ao finalizar a coleta leve o frasco ao laboratório.
NÃO É NECESSÁRIO JEJUM
Comentários
A osmolalidade é proporcional à quantidade de partículas de uma solução. Usado na avaliação doequilíbrio hidroeletrolítico, ácido-básico, hepatopatias, avaliação do ADH e no coma hiperosmolar. Encontra-seelevada na hipernatremia, desidratação, hipovolemia, hiperglicemia, uremia, no uso de tiazídicos, corticóides,cimetidina, etanol e metanol. Osmolaridade diminuída ocorre na hipervolemia, hiponatremia e SIADH.Urina: usada na avaliação da capacidade de concentração renal, distúrbios hidroeletrolíticos, SIADH, diabetesinsipidus e amiloidose.Veja também Teste de Restrição Hídrica.