Qualidade

O Laboratório Ary Costa possui:

PROGRAMA 5S

Na busca constante por melhoria dentro da organização, possuímos um programa em nossa empresa, que atua diretamente na atitude das pessoas. Propicia melhoria na qualidade de vida de nossos colaboradores, no ambiente de trabalho, na produtividade da empresa, e até na família e na comunidade em que vivemos.

A metodologia 5S é mais uma ferramenta da qualidade. Foi idealizado no Japão, no final da década de 50, quando o país no pós-guerra, sentiu necessidade de se reorganizar, de tornar a crescer e ser produtivo.

Por que 5S?

São 5 palavras no idioma japonês cujas iniciais começam com S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

É uma filosofia profunda, mas de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas e, portanto a melhoria na organização, e na comunidade. É um compromisso de melhoria integral do ambiente e das condições de trabalho. A aplicação dos 5S requer a nossa dedicação e compromisso para que as práticas daí resultantes perdurem em longo prazo e acabe por se tornar um "estilo de vida" no trabalho.

A filosofia dos 5 s também se aplica no indivíduo, trazendo benefícios a ele e sua família, resgatando valores.

SEIRI: utilização. Separa o que é necessário do que não é necessário. "Ter somente o que é útil e na quantidade correta". Valores resgatados: preservar apenas os sentimentos valiosos, como o amor, a amizade, a sinceridade, o companheirismo, a compreensão, descartando os sentimentos negativos. Carinho com os recursos úteis, perda de apego às coisas materiais, melhor conhecimento do próximo pelo ato de compartilhar.

SEITON: organização. Situar cada coisa no seu lugar. "Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar". Valores resgatados: ter postura coerente, serenidade nas decisões, valorizar a elogiar os bons atos, incentivar as pessoas, distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, á família e aos amigos.

SEISO: limpeza. Suprimir as fontes de sujidade. "Procurar não sujar e assim não terás que limpar". Valores resgatados: preocupação com o meio ambiente, humildade, simplicidade. Ser honesto ao se expressar, ser transparente.

SEIKETSU: asseio/saúde. Sinaliza anomalias. "Discernir um funcionamento normal de outro que é irregular". Valores resgatados: ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, cultivando o respeito mútuo. É ter amor, felicidade, valor pela vida e qualidade de vida no trabalho.

SHITSUKE: disciplina. Seguir melhorando. "Institucionalizar e manter bons hábitos". Valores resgatados: desenvolver autocontrole, ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações e, respeitar o espaço e as vontades alheias.

  • Programa 5S
  • Programa 5S

LABORATÓRIO ARY COSTA

Rua Félix da Cunha, 760 - Centro, Pelotas-RS

Telefone: 53 3222.6529

Comparte