Orientações

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

CLEARANCE DE CREATININA (DCE)

Colher toda urina de 24 horas em recipiente fornecido pelo laboratório, começando pela segunda urina do dia até a primeira do dia seguinte.
A urina deve ser mantida na geladeira até ser entregue ao laboratório. O paciente deve levar a amostra em jejum até o laboratório, pois no dia da entrega será realizada coleta de sangue, que faz parte do exame. O peso e a altura exatos devem ser informados.

COLETA DE ESCARRO

A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos.
Deve-se coletar o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas.
Coletar o escarro, através da tosse, de modo que o material venha “do peito” e não da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Tampá-lo imediatamente. Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame. O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.

COLETA DE URINA POR MEIO DE SACO COLETOR (para criança)

Fazer a higiene da região genital com água e Sabonete neutro e não usar anti-sépticos. Nos meninos, retrair o prepúcio e lavar bem. Nas meninas, limpar sempre de cima para baixo, trocando a compressa sempre que voltar ao local onde iniciou a limpeza.
Enxugar com toalha limpa ou gaze. COLETA: Retirar o papel que recobre a parte adesiva e fixar o orifício do saco coletor. Assim que a criança urinar no saco, deve-se fechá-lo colando as bordas do orifício e verificar se está bem vedado.A urina deve ser mantida em geladeira até ser levada ao laboratório.

LABORATÓRIO ARY COSTA

Rua Félix da Cunha, 760 - Centro, Pelotas-RS

Telefone: 53 3222.6529

Comparte